São joão do Polêsine fica em 1º Lugar na categoria Ouro do Ranking Nacional dos portais de transparência


  • 10/05/2023
  • Normal

 

 

        Conforme resultado divulgado  Tribunal de Contas do Estado do RS em relação aos resultados obtidos nas avaliações da transparência do PNTP 2022 (ATRICON), o nosso município foi contemplado com o selo OURO.

        No Brasil, São João do Polêsine está em Primeiro lugar, empatado com outros 12 Municípios, dos estados de SC, SP, PA, PE, no nível 94,80%.  As informações podem ser acessadas no site: https://radar.tce.mt.gov.br/extensions/atricon2/atricon2.html

Primeiro Lugar Nacional

      O Portal Transparência Pública de São João do Polêsine, oferece acesso fácil e transparente aos dados da cidade sendo uma ferramenta online que oferece acesso fácil e transparente aos dados financeiros e administrativos da cidade. Lançado em 2013, o portal é atualizado de forma ativa, e está disponível para qualquer cidadão interessado em acompanhar a gestão pública do município.

 

        Com um layout intuitivo e amigável, o portal disponibiliza informações sobre a receita e despesa do município, licitações e contratos, convênios e transferências, além de dados sobre o quadro de servidores, cargos e salários. Tudo isso pode ser acessado com apenas alguns cliques, sem a necessidade de fazer solicitações formais de acesso à informação.

       Nossa cidade, também disponibiliza relatórios de prestação de contas e balancetes mensais, garantindo que a população possa acompanhar de perto como o dinheiro público está sendo utilizado. Além disso, este conta com um sistema de busca que permite encontrar informações específicas de forma rápida e fácil.

             A transparência na gestão pública é um princípio fundamental para o fortalecimento da democracia e para o combate à corrupção. Com o Site de nosso município, os cidadãos têm à disposição uma ferramenta poderosa para fiscalizar a gestão pública e garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e transparente.
Cerificado Ouro

             A adoção de tecnologia na administração municipal de São João do Polesine segue sendo planejado e executado. Assim sempre podemos melhorar a eficiência e transparência na prestação de serviços públicos, além de agilizar processos e fornecer informações mais precisas aos cidadãos.

             Algumas tecnologias que podem ser utilizadas incluem sistemas de gestão eletrônica de documentos, plataformas de autoatendimento, controle de serviços públicos;  E tudo isso nossa cidade leva como preceito a segurança de dados e também a verificação e atendimento das premissas da Lei Geral de Proteção de Dados como também Lei de Acesso à Informação.

 

              ATRICON: A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), criada no dia 26 de agosto de 1992,  atua com o intuito de garantir a representação, a defesa, o aperfeiçoamento e a integração dos Tribunais de Contas e de seus Membros (Ministros, Conselheiros, Ministros Substitutos e Conselheiros Substitutos), visando aprimorar o Sistema de Controle Externo do Brasil em benefício da sociedade.

Para isso, a entidade investe e estimula a troca de informações e experiências entre os membros dos Tribunais de Contas, ao mesmo tempo em que apóia o desenvolvimento de estratégias e ferramentas para aprimorar a eficácia dos sistemas de controle da Administração Pública.

( https://atricon.org.br/institucional/apresentacao/)