Quarta Colônia é homologada como a 28ª Região Turística no Estado do Rio Grande do Sul

• 29/03/2023

Até então vinculado a Região Central do Estado, num total de 18 municípios, com a homologação, a 28ª Região Turística da Quarta Colônia passa a ser formada somente por nove municípios: Agudo, Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Sêca, São João do Polêsine e Silveira Martins. A oficialização ocorreu devido ao trabalho e esforço conjunto das nove prefeituras, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e Geoparque Quarta Colônia – Aspirante Unesco.
      Conforme Bianca Trindade, Chefe do Departamento de Cultura e Turismo de São João do Polêsine e que está à frente do processo, um dos critérios para a homologação era a criação de uma Instância de Governança Regional (IGR) voltada ao turismo, o quê acabou ocorrendo. A IGR tem o objetivo de coordenar ações e programas de turismo em âmbito regional. Além disso, também foi oficializada a criação do Conselho Regional de Turismo da Quarta Colônia.
     Ainda segundo Bianca Trindade, “regionalizar não é apenas o ato de agrupar municípios com relativa proximidade e similaridades. É construir um ambiente democrático, harmônico e participativo entre poder público, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade”.
    O Conselho Regional de Turismo da Quarta Colônia tem o papel de construir pactos, compartilhar espaços de diálogos, tomar decisões e orientar o desenvolvimento turístico de uma região de forma sustentável, mobilizando, integrando e envolvendo no processo a comunidade regional.
      A partir desta homologação, agora a Região da Quarta Colônia poderá captar recursos financeiros da União e do Estado para serem investidos especificamente para o desenvolvimento do turismo nestes nove municípios.