Prefeito, Departamento de Turismo e Emater de São João do Polêsine participam da visita técnica ao Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul

• 02/03/2023

Nos dias 27 e 28 de fevereiro o Prefeito Municipal, o Departamento de Turismo e Emater participaram de uma visita técnica ao Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul. O território está localizado na divisa dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, é um dos três certificados pela Organização no Brasil, sendo o primeiro da Região Sul.

A visita da equipe foi vinculada ao Programa Progredir Geoparque Quarta Colônia, promovida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (CONDESUS), juntamente com os municípios da Quarta Colônia, e teve como objetivo promover o intercâmbio de experiências e de estratégias para a gestão dos espaços reconhecidos internacionalmente, a equipe visitou geossítios que integram o território e conheceu algumas iniciativas de valorização da cultura e história local.

De São João do Polêsine, além do Prefeito Matione Sonego, participaram a Coordenadora de Cultura e Turismo Bianca Trindade e pela Emater Jane D’ Arc Santos Vargas. A equipe visitou no primeiro dia de uma trilha no Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, de uma visita guiada ao centro de Cambará do Sul (RS) e de uma reunião com o Conselho Gestor do Geoparque. No segundo dia, percorreram a trilha guiada no Parque Estadual da Guarita, no município de Torres (RS); visitaram o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) onde funciona também a sede administrativa do Geoparque no município de Praia Grande (SC), o Santuário de Nossa Senhora Aparecida e o Sítio Cultural Museu da Estância, ambos localizados em Mampituba (RS).