Município foi sede de Conferência Intermunicipal da Cultura

• 12/08/2013

São João do Polêsine sediou, na quinta e sexta-feira da semana passada (8 e 9), a 3ª Conferência Intermunicipal da Cultura da Quarta Colônia, organizado pelo Consórcio de Desenvolvimento da Quarta Colônia (Condesus), que ocorreu no salão nobre da Sace polesinense.

Responsável pela organização do evento, o Condesus esteve representado por seu presidente, Saul Dalforno Reck, prefeito de Dona Francisca, pela vice-presidente, prefeita de São João do Polêsine, Valserina Gassen, que abriu a Conferência e deu as boas vindas a todos, destacando a importância do evento, e pelo secretário Executivo, José Itaqui, que explicou a importância de eventos como a Conferência para a comunidade em geral.

• - Para nós do Condesus, para os participantes e para a comunidade que contribui em construir esse processo (de desenvolvimento cultural da região), é um fato maravilhoso, e que não pode ocorrer só a cada 4 anos. Essa questão tem que ser permanentemente discutida - disse.

A conferência teve em sua programação 4 eixos bases de discussões e debates, que foram: 1) Implementação do Sistema Nacional de Cultura; 2) Produção simbólica e diversidade cultural; 3) Cidadania e direitos culturais; e 4) Cultura e desenvolvimento.

Na ocasião também foram definidos os delegados eleitos para representar os municípios da Quarta Colônia no 20° Fórum dos dirigentes municipais de Cultura do Rio Grande do Sul, que será realizado nos dias 20 e 21 de agosto, em Porto Alegre.

Ficaram definidos os seguintes Delegados:

Titulares representantes da sociedade civil - Auro Donincht e Monica Beatriz Gomes da Conceição;

Suplentes representantes da sociedade civil - Daniela Zottete Dala Corte e Neusa Dias da Silveira;

Titulares representantes da área governamental - Rodrigo Pattat e Flaviane Ventura Paes;

Suplentes representantes da área governamental - Silvia Luiza Dal Forno Osmari e Rosa Christina kittel.

A Conferênca foi valorizada por todos os que se fizeram presentes, com espaço para reflexão, articulação e pactuação para a formação de políticas socioculturais.

Participaram das atividades os Secretários e representantes da cultura dos municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno,São João do Polêsine, Ivorá, Restinga Sêca, Nova Palma, Pinhal Grande e Silveira Martins.