Cicloturismo: Circuito Cicloturísttico Coração do Rio Grande.

• 13/12/2022

Aconteceu no dia 12 de dezembro de 2022, no município de São João do Polêsine, a instalação de onze (11) placas de sinalização orientativa e informativa do Circuito Cicloturístico Coração do Rio Grande, em pontos estratégicos do município, localizados na área urbana e rural. A instalação contou com o apoio da Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria de Obras e Departamento de Turismo, em parceria com a Associação Santa Maria de Ciclismo (ASMC). O Circuito visita no município locais como a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Distrito Turístico de Vale Vêneto, Recanto Maestro, e percorre localidades como Caravel e São Valentin.

O Circuito tem como objetivo fornecer ao turista um roteiro autoguiado a ser percorrido preferencialmente em bicicleta, que percorrerá nove municípios, dentre eles: Santa Maria, Silveira Martins, Restinga Sêca, São João do Polêsine, Faxinal do Soturno, Nova Palma, Júlio de Castilhos, Ivorá e Itaara. O Circuito foi planejado para ser percorrido de bicicleta e foi construído para aqueles que preferem o contato com a natureza e a cultural local.

O Cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar de bicicleta. Para os praticantes, é uma maneira saudável, econômica e ecológica de fazer e conhecer novos lugares. Já para os municípios é uma ferramenta importante para divulgação e promoção do território e incentivo ao desenvolvimento econômico e social.

Texto: Bianca Trindade | Departamento de Turismo | Prefeitura Municipal de São João do Polêsine

Fotos: Bianca Trindade.