Exercício da apresentação da Reserva (EXAR-22)


  • 21/11/2022
  • Normal


      No período de 1º de dezembro de  2022 a 31 janeiro de 2023 é realizado o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR).  Durante os 5 (cinco) anos seguintes ao licenciamento, todos os Oficiais e Praças da Reserva e reservistas devem realizar o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR).

   O EXAR tem como principais finalidades: praticar o mecanismo de convocação; avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização; atualizar dados; cultivar o espírito cívico dos integrantes da Reserva; e consolidar os laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da Ativa e da Reserva.

   Atualmente, o EXAR pode ser realizado pela Internet através do endereço eletrônico exarnet.eb.mil.br ou na Organização Militar (OM) em que estiver vinculado ou na mais próxima de onde reside.

   A apresentação no EXAR deverá ser realizada no período de 9 a 16 de dezembro (presencial) ou (EXARNET) pelos integrantes da Reserva do Exército Brasileiro que tenham se afastado do serviço ativo e se enquadrem nos seguintes universos:

    > oficiais e praças de carreira transferidos para a reserva remunerada;

    > oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente;

    > oficiais e praças temporários licenciados;

    > aspirantes a oficial e oficiais da reserva não remunerada concludentes de cursos realizados em Órgãos de Formação da Reserva (CPOR/NPOR);

    > portadores de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), que tenham sido classificados em “Situação Especial“; e

    > praças reservistas de 1ª e 2ª Categorias licenciados.

   Caso o cidadão não faça a apresentação no período regular, a mesma pode ser realizada em qualquer época do ano. Neste caso, será cobrada uma multa federal.

Clique aqui para ser redirecionado ao site do EXAR