O que é a Focalização do Auxílio Brasil: É A verificação feita por meio do cruzamento de dados do Cadúnico com outras bases do governo federal, afim de identificar inconsistências nos dados informados pela família no cadastro único. Quando apresentar divergências com outros bancos de dados é gerada uma lista com nomes de pessoas que deverão comparecer ao CRAS para atualizar as informações.
Para realizar a focalização do Auxílio Brasil o governo utiliza as seguintes bases de dados:
• CadÚnico - bases mensais de julho a dezembro de 2021, englobando cadastros atualizados e desatualizados;
• Folha de pagamentos de beneficiários do PAB;
• Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) - bases mensais de maio a outubro de 2021, que contém dados da folha de pagamentos de benefícios previdenciários ou assistenciais do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), de vínculos de emprego e remunerações identificados por meio da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP), do E-Social, da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e da folha de pagamentos do Seguro Desemprego e Seguro Defeso do Pescador Artesanal;
• Folha de pagamentos dos servidores público civis do Poder Executivo Federal - SIAPE;
• Folha de pagamentos dos servidores público civis do Poder Judiciário - CNJ; e
• Folha de pagamentos dos militares das Forças Armadas do Brasil.
Todos os meses o governo inclui novas famílias no processo de focalização do programa, divididas conforme a faixa de renda e a atualização do cadastro da família. Ainda, todos os meses os cadastros das famílias já inseridas anteriormente na Focalização do Auxílio Brasil serão reavaliados.
A listagem de pessoas com pendência encontra-se a disposição no CRAS, para maiores informações entre em contato conosco.
Fone: 3269-1252 ou 99666 8081