Milhares de pessoas, entre visitantes, professores e alunos, passaram por Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine, durante a última semana. Na programação do 28° Festival de Inverno da UFSM foram realizados recitais de alunos, professores e oficinas de músicas, com diversos instrumentos como: viola, violino, piano, trombone, saxofone, dentre tantos outros. A música ecoou por todos os cantos do Vale.
Concomitante ao Festival de Inverno, a 28ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto teve na comida típica o seu grande atrativo. Cada dia da semana era um cardápio diferente, com uma apresentação artística diferente. Todos os gostos foram contemplados.
O último final de semana dos eventos iniciou com o 2° encontro com as Associações Italianas, no sábado pela manhã. À noite, o último jantar recebeu excelente número de pessoas, seguido de apresentação do coral Nono Modesto.
Já no domingo (4), uma celebração em italiano, que contou com os corais da APUSM (Santa Maria), Vozes da Pulquéria (São Sepé), regente Ney Beck, Ricordi Ditàlia (Santa Maria), regente José Paulo Roratto, com acompanhamento instrumental do grupo de Ildo Guerra, Santa Cecília (Faxinal do Soturno) e Giuseppe Verdi (Santa Maria), regidos pela maestrina Enira Trindade.
Em seguida à missa, almoço Italiano. À tarde, o tradicional encontro de corais e encerramento. Os corais apresentaram canções italianas populares e clássicas. Após, saíram juntos cantando Mérica Mérica até a praça de Vale Vêneto. O encerramento oficial do Festival de Inverno foi no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria, domingo à noite, com o concerto dos professores do Festival.
Foi encerrado, assim, o que pode ser considerado uma das maiores edições de Festival de Inverno da UFSM e Semana Italiana de Vale Vêneto. Toda a comunidade de Vale Vêneto se esmerou para que tudo desse certo. Foram dias de intenso trabalho, em que os envolvidos fizeram de tudo para bem atender os visitantes.