Região Turística Central no Mapa do Turismo 2022

• 31/03/2022

Na última segunda-feira, dia 28 de março de 2022, foram homologadas as regiões e municípios regionalizados no Mapa do Turismo 2022, pela Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) em Porto Alegre, por intermédio da publicação do Ministério do Turismo (MTUR).

A Região Central na última atualização tinha regionalizado apenas 16 municípios e no ano de 2022 conquistou o feito de regionalizar os 18 municípios inseridos na Instância de Governança Regional de Turismo – o Fórum Regional de Turismo da Região Central.

Isso é um marco histórico para a Região Central, pois obter todos os municípios vinculados a IGR no Mapa do Turismo é uma das principais funções do Fórum Regional de Turismo. E que tem como principal objetivo contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul.

O Fórum Regional de Turismo da Região Central, foi criado a partir da Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008 (Lei Geral do Turismo), e é uma instância de governança regional (IGR) de articulação e proposição, vinculando ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT) do Ministério do Turismo (MTUR) e à Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente o Fórum Regional de Turismo da Região Central é de total responsabilidade dos municípios que o compõem, sendo apenas coordenado por representantes de prefeituras municipais, no caso da representante do município de São João do Polêsine, Bianca Trindade, atual coordenadora e pelo Vice Coordenador, André Farias, represente do município de Santa Maria.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento que reúne municípios e destina investimentos e ações por parte do Governo Federal. A partir de 2022, as atualizações serão realizada a cada um ano. O sistema permanecerá em aberto para novos cadastros.