Reunião Conselho Estadual de Turismo (CONETUR) e divulgação do Mapa de Turismo 2022

• 31/03/2022

Na última segunda-feira, dia 28 de março de 2022, aconteceu a Reunião do Conselho Estadual de Turismo (CONETUR) em Porto Alegre. E contou com a participação da Coordenadora da Instância de Governança Regional de Turismo da Região Central, Bianca Trindade, que representou o Fórum Regional de Turismo da Região Central e o município de São João do Polêsine, o evento contou também com a participação da sociedade civil, Sistema S e das regiões turísticas do estado.

A principal pauta do evento foi a apresentação da nova composição do Mapa Turístico do Rio Grande do Sul. O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento que reúne municípios e destina investimentos e ações por parte do Governo Federal. A partir de 2022, as atualizações serão realizada a cada um ano. O sistema permanecerá em aberto para novos cadastros.

O estado do Rio Grande do Sul ficou em segundo lugar, entre os estados com mais municípios regionalizados, aumentou de 345 para 381 municípios em 27 regiões turísticas. A Região Central regionalizou os dezoito municípios vinculados a IGR – Fórum Regional de Turismo da Região Central, que na última atualização em 2019 apenas contou com 16 municípios realizados e passou em 2022 para 18 municípios regionalizados pela Região Turística Central.