Em uma parceria entre os municípios da 4ª Colônia, Emater Estadual e Regional, e as secretarias de Educação dos Municípios - representadas por suas nutricionistas - foi realizado, durante terça e quarta-feira (23 e 24), um curso de capacitação para merendeiras da região.
Dentro da programação, no primeiro dia, foram realizadas duas palestras: "a importância do trabalho das merendeiras como Educadoras na alimentação Escolar" e "PNAE e compras institucionais para alimentação Escolar".
Já na quarta - feira, outra palestra, sobre “as boas práticas de manipulação de alimentos”, explicou como deve-se ofertar e preparar um alimento de qualidade nas Escolas.
O objetivo do curso foi, em linhas gerais, dar instruções às merendeiras sobre a Alimentação Escolar e suas especificidades, como os 30% de alimentos das escolas que, segundo lei, devem ser originários da agricultura familiar.
Segundo uma das coordenadoras da capacitação, assistente técnica Regional da Área Social da Emater Santa Maria, Angela Pereira, a alimentação escolar foi muito debatida e avaliada, ressaltando que alguns municípios já batem a marca dos 30 % em suas Escolas.
- O desafio é sempre atingir a marca, mas já se percebe que alguns municípios estão até superando, enquanto que outros ainda estão caminhando nesse sentido - explicou Angela, complementando que, assim, todos têm a ganhar.
- Porque é uma oportunidade de valorizar os produtos locais da agricultura, fortalecer a agricultura familiar, mas, além disso, nós estamos trazendo renda para o agricultor e melhorando a alimentação dos alunos - concluiu.
Também foram realizadas dinâmicas e trabalhos em grupo, que foram importantes para a troca de experiência e conhecimento entre as participantes. Em outra atividade, as merendeiras, junto com as nutricionistas e extensionistas, produziram alimentos somente com o uso de produtos da agricultura familiar.
A capacitação foi realizada nas dependências da Escola João XXIII, e contou com mais de 60 merendeiras das Escolas Municipais e Regionais da 4ª Colônia, além das nutricionistas de Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, São João do Polêsine e Silveira Martins, e extensionistas Regionais e Estaduais da Emater.
Ao final das atividades, em sorteio, ficou decidido que o próximo curso de capacitação para merendeiras será realizado em Silveira Martins, em 2014.