Projeto Meliponicultura


  • 01/12/2021
  • Normal

 


      Na manhã do dia 30 de novembro, foram recebidas nas escolas EMEF La Salle, EMEF Pedro Paulo Pradella e EEEB João XXIII a Profª. Drª. Mari Silvia de Oliveira do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos-UFSM e suas estagiárias Kelly e Aline para apresentar nas escolas da Quarta Colônia o Projeto de Extensão Meliponicultura, que trata das Abelhas sem Ferrão vinculado ao Projeto do Geoparque.

      Nesta atividade a professora fez uma apresentação para os alunos mencionando a importância das abelhas, suas fases de desenvolvimento, apresentou também,  estratégias para a instalação da colmeia, manuseio, tipos de instalação, longevidade das abelhas e ainda distribuiu panfletos para os alunos. Além de possibilitar a observação presencial das colmeias de abelhas sem ferrão através de caixas didáticas construídas em acrílico e ao final distribuiu um atrativo para a obtenção de novos enxames, utilizando-se do processo natural de enxameação das abelhas.

      Nesse sentido, a proposta é buscou aguçar a curiosidade dos alunos e dar informações sobre as abelhas sem ferrão, onde vivem, de que se alimentam, o que produzem e também sua importância nas polinizações e na manutenção das florestas.

      Logo, a atividade prática visa levar a educação ambiental para as crianças e adolescentes, pois elas podem atuar como atores sociais divulgando e evitando a extinção destas abelhas.