20 de novembro, dia da Consciência Negra: Reflexões na Educação


  • 10/11/2021
  • Normal


      A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de São João do Polêsine, promoveu nesta terça-feira (09/11) uma formação continuada, aos professores, com a temática do Dia da Consciência Negra. Cabe ressaltar que no mês de maio de 2021, o governo estadual expediu decreto, onde institui, neste ano de 2021, o “Ano do cinquentenário do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra”.

      Este momento de reflexões importantes sobre a valorização da cultura afro-brasileira e a sua colaboração para a nossa sociedade foi ministrada pelo Victor De Carli Lopes, Servidor Público da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando como Chefe do Observatório de Direitos Humanos da UFSM, vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Coordenador do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros).

      A palestra teve como objetivo refletir sobre a consciência Negra, a importância das políticas públicas de ações afirmativas, a aplicação de conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana, práticas educativas antirracistas através de ações afirmativas que colaborem para a Inclusão Social e o Protagonismo Negro.