O Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/Universidade Federal de Santa Maria (CAPPA/UFSM) é destinado à atividade acadêmico/científica e a divulgação da paleontologia em nível regional, estadual, nacional e internacional, além de importante peça para a estruturação de um geoparque para a região.
Instalado no município de São João do Polêsine (Quarta Colônia), em razão da riqueza do Patrimônio Paleontológico de toda a região, que possui afloramentos de rochas do Triássico, abundantes em fósseis de vertebrados, invertebrados, plantas e icnofósseis.
Sua sede foi idealizada e construída pelo Condesus em 2007 e, em 2010, passou a fazer parte da Universidade Federal de Santa Maria, sendo inaugurado em 2013, quando começou a funcionar efetivamente como órgão suplementar do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). Esse centro tem como objetivo dar suporte à pesquisa paleontológica na Quarta Colônia, RS. A ênfase nesta região se dá pela grande abundância e relevância científica de fósseis do período Triássicos provenientes dessa região.
Além disso, o CAPPA possui a missão de mapear novos sítios fossilíferos, monitorar os locais já conhecidos, coletar e preservar fósseis de vertebrados e plantas. O centro também dá apoio ao desenvolvimento da pesquisa nas áreas de paleontologia e geologia, bem como áreas relacionadas interessadas em atuar nos sítios fossilíferos da Quarta Colônia.