Festa Regional do Arroz

• 23/09/2021
  • Turismo - Atrativos Turísticos

Como chegar - Localização

Criada inicialmente como reconhecimento e agradecimento pela colheita. A festa sempre se revestiu de um caráter religioso muito forte. A primeira festa foi realizada em 1956, por iniciativa do então Padre Roberto Nascimento, que idealizou uma celebração eucarística, seguida de um desfile dos plantadores e suas famílias.

Todos eram abençoados acompanhados de suas ferramentas e sua produção. A primeira Comissão organizadora foi composta, além do Padre Roberto, pelo Presidente da capela São João batista, Sr. Benjamin Bisognin e pelos paroquianos Leon Felice, Guilherme Albertti e Agostinho Borin, todos já falecidos.

Repetindo-se todos os anos, a festa tornou-se tradicional, cresceu e regionalizou-se, sendo hoje, uma das maiores festas da região. Iniciou como uma festa comunitária, e desde da sua 38º edição tornou-se oficializada pela Lei Municipal 024/1993, contando com o apoio integral da Prefeitura Municipal de São João do Polêsine.

Contrariamente a muitas festas regionais, a Festa Regional do Arroz, que está na sua 64º edição, em todos esses anos, não perdeu a sua essência, cumprindo com uma variada programação que começa com a missa, indo para o ponto alto da festa, que é o desfile de carros alegóricos, benção das máquinas e implementos agrícolas, o almoço italiano, uma bem sortida copa, festejos populares e a constante alegria da população pela produção alcançada pelo esforço da comunidade no cultivo da maior riqueza da região: o arroz.

O desfile de carros alegóricos constitui-se no ponto alto da festa porque representa tudo que os primeiros imigrantes tiveram que enfrentar na colonização da região: o trabalho na terra, derrubadas de matas virgens, o preparo do solo, o plantio, a colheita, a comercialização, tudo isso mesclado com o esforço de manter acessos seus usos e costumes. A indústria caseira e os produtos coloniais, o maquinário antigo e as mais modernas técnicas do cultivo orizícola desfilam na Avenida São João, trazendo admiração aos visitantes e recordações aos mais antigos, revivendo a história de um passado sempre vivo na memória do povo e projetando o progresso de um futuro bem próximo, alicerçado no trabalho e na perseverança de uma comunidade acostumada a construir desenvolvimento.