Município realizou Conferência Municipal de Assistência Social


  • 17/07/2013
  • Normal

Foi realizada na tarde desta terça-feira, dia 16, no salão Paroquial, a 5ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovido pela secretaria de Saúde e Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social de São João do Polêsine, que teve como tema geral para este ano A gestão e o cofinanciamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Antes da abertura oficial, no momento cultural que iniciou a tarde estudos, houve as apresentações dos alunos das escolas Municipais inseridos no projeto Amigos do Violão, da Fundação Antonio Meneghetti, junto com o projeto Flauta, da Associação OntoArte, e a Orquestra de Violões, ambos do Recanto Maestro, orquestrados pelo professor Glauber Benetti Carvalho.

Os grupos que se apresentaram são frutos de parcerias entre as secretarias de Saúde e Assistência Social e secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, com apoio da Prefeitura.

Em seguida, deram-se inicio às palestras. A Economista Doméstica Angela Mar Fonseca Campos falou sobre o tema: gestão e cofinanciamento do Sistema Único de Assistência Social. Depois, a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Município, Geisa Tais Dickow, falou sobre o Cofinanciamento obrigatório de Assistência Social.

Após as explanações, os participantes foram divididos em 3 grupos de trabalhos, com a finalidade de discutir os 6 eixos propostos, que foram:

Eixo 1: O cofinanciamento obrigatório da Assistência Social; Eixo 2: Gestão do Suas: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Eixo 3: Gestão do trabalho; Eixo 4: Gestão dos serviços, programas e projetos; Eixo 5: Gestão dos benefícios no Suas; Eixo 6: Regionalização.

Em conclusão dos estudos dos Eixos, os grupos definiram 19 prioridades a serem levadas à Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada em Porto Alegre, em data ainda não definida.

O secretário Municipal de Saúde e Assistência Social, Matione Sônego, que estava presente, explicou como funciona esses trabalhos, destacando a importância da comunidade na Conferência.

- Os grupos tiraram as suas prioridades. O que eles querem para a Assistência Social do Município e como iremos aplicar o dinheiro nestes próximos anos. Daqui sairão as próximas ações. Nós (da secretaria de Saúde e Assistência Social) estamos comprometidos e vamos buscar cumprir essas propostas - afirmou.

Ao final da Conferência foram escolhidos os delegados que irão representar o Município em Porto Alegre, na Conferência Estadual, onde levarão as prioridades escolhidas para o município.

Delegados

Titulares - Andressa Sihe Druzian, assistente social do Cras, representando a prefeitura, e Edilce Arnutti, pela comunidade.

Suplentes -
Taiane Klein Weissheimer, psicóloga do Cras, e Juraci Calegari, da comunidade.