Conhecer a história do Servo de Deus e se preparar para a Jornada Mundial da Juventude. Esses foram os principais objetivos de mais de 170 meninas, a maioria na casa dos 16 anos, que viajaram milhares de Quilômetros até São João do Polêsine, onde chegaram na tarde da última segunda - feira (15), para conhecer a Casa onde o Diácono João Luiz Pozzobon nasceu.
Vindas do México, Chile e Alemanha, além de uma Suiça, as meninas são de grupos de jovens da Juventude Feminina de Schoenstatt, e estão no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, que irá acontecer no Rio de Janeiro, de 23 a 28 deste mês.
As fiéis conheceram a Casa do Diácono, a igreja Matriz São João Batista e a igreja de Ribeirão. No sábado, as jovens estavam em Santa Maria, onde participaram do Encontro Internacional da Juventude Feminina de Schoenstatt.
Segundo uma das organizadoras da excursão, irmã Rosequiel Favero, além de conhecer a história do Diácono, a troca de experiência com outra cultura está sendo muito valorosa a todas as meninas.
- Estamos aqui para fazer os caminhos de João Pozzobon e conhecer todos os lugares constantes dele, como foi sua vida, alguns de seus costumes e ideais. E também nós já estamos vivendo em antecipação aquilo que vai se viver na Jornada Mundial da Juventude. A língua, a cultura e as diversas diferenças que aqui são encontradas, servirão de grande aprendizado para a Jornada - explicou a irmã.
As jovens foram guiadas pelo padre Argerimo Ferracioli, que explicou quem foi e como vivia o Diácono, suas virtudes e realizações, além de entoarem cantos e rezas enquanto encaminhavam-se à Casa do Servo de Deus, onde foram recepcionadas pela prefeita Valserina Gassen, que demonstrou grande satisfação e orgulho em receber visitantes de tão longe.
- Este é um momento muito feliz para São João do Polêsine. Talvez muita gente não imaginava que a jornada no Rio de Janeiro pudesse trazer tanta gente de fora para o nosso município. É muita alegria e satisfação receber estes jovens - disse a Prefeita.
Após essa visita a São João do Polêsine, as excursões partirão para Atibaia (SP), para, no início da semana que vem, junto com mais 1200 meninas, irem ao Rio de Janeiro, em preparação à Jornada Mundial da juventude, que acontece de 23 a 28 de Julho.
Localizado em Ribeirão, no Km 14 da RS 149, a 4 Km do centro de São João do Polêsine, o Polo Cultural, Turístico e Religioso João Luiz Pozzobon abre de sexta a domingo, das 13h30min às 18h, ou em qualquer dia da semana, com agendamento prévio, pelo telefone: (55) 9938 - 6916.
Também são realizadas missas em todos os terceiros domingos de cada mês, às 15h.