Projeto Rota Cicloturística da Região Central/RS


  • 06/04/2021
  • Normal

 

      No dia 05 de abril de 2021 aconteceu a Reunião online, por meio da plataforma Google meet, para apresentar o Projeto Rota Cicloturística da Região Central, estavam presentes o presidente da Associação Santa Maria de Ciclismo (ASMC) Jorge Fernando Estevão Maciel e o coordenador da Rota Guilherme Rodrigues, o Prefeito Municipal de São João do Polêsine Matione Sonego, a Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo Katiussa Zuliani, e os responsáveis pelos Departamentos de Desporto e Turismo, Tiago Dotto e Bianca Trindade. 

      Durante a explanação os coordenadores destacaram que a Rota Cicloturística já encontra-se previamente traçada, a proposta apresenta dois circuitos: um longo que envolve os municípios de Santa Maria, Silveira Martins, Restinga Sêca, São João do Polêsine, Faxinal do Soturno, Nova Palma, Júlio de Castilhos, Ivorá e Itaara, que irá compreender aproximadamente 200 km. E outro curto que passará pelos municípios de Santa Maria, Silveira Martins, Restinga Sêca, São João do Polêsine e Júlio de Castilhos.

      Salientaram ainda que se trata de uma rota autoguiada, ou seja, frequentável por qualquer interessado gratuitamente. E também destacaram que por terem vislumbrado um grande potencial de retorno financeiro para a comunidade, de maneira diluída, tendo em vista o leque de oportunidades de empreendimentos ao longo do trajeto, notadamente de turismo rural, de maneira a desestimular o êxodo rural e diversificar a economia nas zonas rurais, tornando-se um dos principais objetivos da Rota Cicloturística.

      No final ficou definida a parceria, apoio e inserção do Município de São João do Polêsine na implementação da Rota Cicloturística da Região Central. 

 

Texto: Bianca Trindade

Fotos: Bianca Trindade

Departamento de Turismo

Prefeitura Municipal de São João do Polêsine