Cicloturismo - Circuito Rota dos Dinossauros


  • 06/04/2021
  • Normal

  
      No dia 27 de março de 2021 os responsáveis pelos Departamentos de Desporto e Turismo, Tiago Dotto Ferreira e Bianca Trindade, vinculados à Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo da Prefeitura Municipal de São João do Polêsine, receberam e acompanharam os organizadores da União dos Municípios do Circuito Paleontológico – UMCP, Caren Machado Menezes e Nério Bogoni. 
      A recepção teve como objetivo apresentar o percurso da Rota no município de São João do Polêsine, que iniciou na Linha da Glória, passando pela Sociedade Esportiva Recreativa Cultural Caravel, com parada para o almoço no Xis Colpo, retornando com o percurso pela Linha São Valentin, passando pela Gruta Nossa Senhora de Lourdes e pelo centro do Distrito de Vale Vêneto, seguindo pela Linha Santana até Ribeirão. Foi sugerido, como trajeto alternativo a estrada velha que ligava Ribeirão a São João do Polêsine até chegar ao centro do município, para que não enfrentassem a Rodovia RS 149, totalizando 30km do Circuito Rota dos Dinossauros

      À noite foi realizada uma recepção com os organizadores do Circuito para explanação sobre o Projeto à Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Katiussa Zuliani, à representante do Departamento de Cultura Flávia Regina Coradini, à extensionista Rural da EMATER Jane D’Arc Santos Vargas e o Membro da UMCP Renan, juntamente com os responsáveis Tiago Dotto e Bianca Trindade. Durante a explanação foi destacado que o circuito foi escolhido devido ao apelo paleontológico, pois o perfil dos cicloturistas brasileiros é de pessoas que buscam este tipo de conhecimento. 
      Uma das responsáveis pela criação do Projeto, Caren Machado Menezes, destacou que “A ideia surgiu a partir das experiências minha e do marido Nério Bogoni em cicloturismo. Eu sou natural de Candelária, pedalo na região desde os anos 90 e por isso conheço bem a região, e em comparação com outros circuitos que conhecemos a região tem grande potencial. Sob nossa perspectiva temos uma região com belezas únicas e uma cultura bem diversificada, além das riquezas arqueológicas e paleontológicas. Tenho certeza que os cicloturistas irão se impressionar”. Caren afirmou ainda que “acredita que por ter um apelo temático o circuito vai ganhar mais visibilidade. É importante salientar que a maior quantidade de cicloturistas estão fora do Brasil e um circuito com apelo Paleontológico vai também trazer visibilidade para a região a nível mundial.”
      Após a reunião, foi repassada a Proposta do Cicloturismo - Circuito Rota dos Dinossauros para aceitação e aprovação do Prefeito Municipal Matione Sonego.

Texto: Bianca Trindade

Fotos: Bianca Trindade

Departamento de Turismo

Prefeitura Municipal de São João do Polêsine