Município define prioridades da Consulta popular para o Orçamento de 2014


  • 26/06/2013
  • Normal

Aconteceu na noite desta terça-feira, dia 25, na Câmara de Vereadores, a  Assembleia Municipal da Participação Popular e Cidadã para o orçamento Estadual de 2014.

A reunião foi coordenada pela presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Maria Claci Bortolotto, pela prefeita Valserina Gassen, com participação do presidente do Corede Central, Antônio Carlos Jordão, do coordenador da Microrregião da Quarta Colônia, Iramir Zanella, e do coordenador Regional de Participação Popular da Região Central, Paulo Conceição.

Durante o encontro - que contou com bom número de pessoas da comunidade em geral e lideranças do município - foram discutidas e definidas as 10 áreas prioritárias para a região Central, que ficaram as seguintes:

Cultura: 1) construção, reforma e modernização de espaços culturais; 2) apoio a eventos culturais;

Desenvolvimento Rural:
3) implantação de pomares e hortas (mudas e sementes, insumos, arames, palanques...); 4) equipamentos para agroindústrias; 5) aquisição de veículos utilitários para transporte e comercialização de produtos da agricultura familiar;

Saúde: 6) construção/ampliação de Unidade Básica de Saúde -UBS; 7) aquisição de equipamentos para hospitais;

Segurança Pública e Defesa Civil: 8) prevenção e repressão à criminalidade; 9) equipamentos de informática e veículo para a Polícia Civil;

Educação Básica, profissional e técnica:
10) equipamentos/mobiliários básicos e de qualificação dos espaços escolares, CRes e SEDUC;

Ainda foram indicadas as demandas regionais: construção da Barragem do Rio Soturno; conclusão das rodovias VRS 823 (acesso a Vale Vêneto), RS 149 (Nova Palma/ Pinhal Grande); RS 348 (Ivorá, Faxinal Polêsine); construção de nova ponte sobre o Rio Vacacaí (Restinga Sêca/Formigueiro); hospital Regional; aeroporto Civil de Santa Maria e melhorias da telefonia móvel.

Também foi escolhido o delegado que irá representar o Município na Assembleia Geral do Processo de Participação Popular Cidadã (PPPC), em Santa Maria, no dia 10 de Julho, para elaboração da cédula de votação e definição dos valores das demandas.

Como delegado ficou o secretário de Agricultura, Indústria e Comércio do Município, Selvio João Dotto, com Evandro Bulegon, Chefe da Emater de Polêsine, como suplente. A prefeita Valserina Gassen também participará da Assembleia.

O passo seguinte após a Assembleia Regional será a votação no PPPC, em que todos os eleitores do município podem votar, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de agosto, pela internet, e por votação presencial, somente no dia 7.

É muito importante para o município a participação de toda a comunidade na votação. Quanto mais votos forem conseguidos, mais recursos serão destinados ao município.