Um Município com Obras em Tempo de Execução

• 15/01/2021

O início de 2021 de nossa cidade está sendo marcado por várias obras de melhoria na prestação de serviços que atinjam o maior número possível de cidadãos e com qualidade que eles merecem.

Considerando a crescente demanda na qualidade dos serviços públicos, a Administração Municipal entende que a melhoria das atividades propicia a redução de custos, repassando tal economia em favor da coletividade de uma forma bem mais visível, ou seja, nas atividades-fim da gestão municipal. Assim, nosso município quer investir com maior eficácia os escassos recursos para solucionar as crescentes demandas dos cidadãos.

Para o Prefeito Matione, como na pandemia os recursos disponíveis foram aplicados na saúde pública, nossos colaboradores constataram e agiram criatividade para diminuir gastos públicos, revisar contratos, renegociar e não aplicar reajustes previamente estabelecidos.   Nossos servidores ainda observaram a necessidade de prestar um serviço ainda melhor ao que já haviam desempenhado nos últimos anos, pois só assim poderíamos conseguir iniciar, executar e finalizar várias obras que beneficiam um grande número de pessoas e também enfrentar a pandemia mundial do coronavírus (COVID-19), "Pois o objetivo da administração pública é atingir com qualidade e eficácia o maior número de cidadãos possível" reafirma o prefeito.

# Assim São João do Polêsine nesta primeira quinzena está em pleno trabalho na realização de obras públicas.

- Com mais uma empresa sendo instalada através da Lei Municipal n° 558/2008, concluímos a doação de uma área de 8.265,16 metros quadrados para a Empresa ALUMIFAX INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO LTDA. A empresa vai iniciar suas atividades com 1.100 metros quadrados de área construída e 15 empregos diretos na fabricação e comercialização de esquadrias de alumínio e PVC. Está previsto para, até o final deste mês de janeiro, o início da obra para a instalação do primeiro pavilhão.

- Na quinta-feira, dia 14, teve seguimento a execução das obras de pavimentação da rua de acesso ao Calvário, no Distrito de Vale Vêneto. Neste dia, também foi marcada mais uma histórica conquista, pois deu-se o início da obra de construção do CRAS. Recursos do Ministério da Cidadania, liberados pelo Deputado Federal Osmar Terra e articulado pelo Deputado Estadual Beto Fantinel. O valor da obra é de R$ 329.612,88.  E nossa Secretaria de Obras segue o trabalho de manutenção/reparos de todos os calçamentos municipais.

-Sexta- feira, dia 15: Concluído etapa de pavimentação da Vila Ceolin, e iniciado trabalhos em mais uma quadra.

# O mês de janeiro também foi marcado por várias reuniões de planejamento para os próximos anos:

- Sexta-feira, dia 08: Reunião no CONDESUS. Além da pauta de trabalho, apresentamos o CAPPA aos novos Prefeitos da Quarta Colônia.

- Terça-feira, dia 12: O Delegado Regional de Santa Maria, Dr. Sandro Meinerz e a Escrivã Rosecler Zago, da Delegacia de Polícia de nossa cidade, participaram de reunião onde foram tratados diversos assuntos relacionados a melhorias e investimentos para a nossa segurança pública.

- Quarta-feira, dia 13:  Reunião com a Fundação Sicredi, parceira de nossa educação, que através do Programa “A União Faz a Vida”, proporciona apoio pedagógico e financeiro às nossas Escolas Municipais.
Também neste dia, o empresário e grande investidor do nosso distrito Recanto Maestro, Presidente da Calçados Beira Rio S.A., Sr. Roberto Argenta esteve em nossa cidade para tratar sobre investimentos futuros, onde será possível gerar mais empregos para toda nossa região.

- Quase no encerramento do dia, é implantada mais uma etapa de um projeto piloto que está sendo desenvolvido em nossa cidade, sobre coleta seletiva do lixo. O projeto faz parte de um estudo de Mestrado de Leandro Gabbi, da UFSM, com a supervisão do Professor Mauri Lobler e parceria com nossa administração. O projeto está sendo desenvolvido nos condomínios da cidade e tem por objetivo o aproveitamento de 100% do lixo orgânico, que será transformado em compostagem e 100% do reciclável, descartando para Santa Maria, no aterro, apenas o rejeito. Após a fase piloto, se tivermos bons resultados, queremos ampliar o projeto até alcançarmos a todos os munícipes.

- Quinta dia 14 – No Distrito Recanto Maestro recebeu importante Assembleia da Associação dos Municípios da Região Central do Estado(AM Centro), onde o prefeito Matione foi conduzido a assumir o cargo de Vice Presidente desta entidade.  Também  no mesmo local realizou-se reunião do Consórcio Intermunicipal da Região Centro(CIRC).

# Marcando espaço no mundo científico:

Município recebendo destaque mundial. Importante trabalho desenvolvido no CAPPA, São João do Polêsine:

G1 RS : https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2021/01/05/animal-pre-historico-descoberto-em-sao-joao-do-polesine-e-capa-da-revista-nature.ghtml?fbclid=IwAR3-TmZgY54MxWnkhudV0PJlqVVWY_rydxUW35XSXgBjRqyWRu-KPb90SRo

Fantástico: http://https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/01/10/fossil-encontrado-no-brasil-ajuda-a-desvendar-misterios-da-evolucao-dos-pterossauros.ghtml