Polêsine realizou II Conferência Municipal de Educação


  • 13/06/2013
  • Normal

Ocorreu nesta quarta-feira (12), no miniauditório da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), no Recanto Maestro, a II Conferência Municipal da Educação, com o objetivo de propor política nacional de educação, indicando responsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

A conferência teve, neste ano, o tema: "O Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação Popular, cooperação Federativa e regime de colaboração", e foi conduzida pela coordenadora Pedagógica do Município, Ledi Sartori.

Abriu o evento a prefeita Valserina Gassen, que saudou a todos e falou sobre a importância de se discutir um tema tão importante à sociedade.

- Sempre é bom estarmos reunidos para falar sobre educação. Desde que eu iniciei como professora, houve muitas mudanças. Temos que estar em constante aprendizado. Temos que sair daqui mais sábios e mais fortes - disse a Prefeita.

A secretária Municipal de Educação, Maria Claci Bortolotto, em sua fala, saudou a todos e convidou para, em seguida, ouvirem a palestra da professora Estela Maris Giordani, pedagoga Mestre e Doutora em Educação, que discorreu sobre o tema em todos os sentidos, explicando o que os profissionais podem fazer para tentar mudar a educação no país.

- Temos que agir e trabalhar para uma educação que realmente leve o ser humano ao patamar de um ser grande, um ser tal qual ele é, tal qual ele nasceu para ser - falou a Palestrante, que é professora e pesquisadora da UFSM e AMF, especialista em Ontopsicologia.

Em seguida, todos os participantes foram divididos em 7 grupos, que se reuniram  para estudar e debater os 7 eixos temáticos propostos.

Eixo I - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação;
Eixo II - Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos;
Eixo III - Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente;
Eixo IV - Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem;
Eixo V - Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social;
Eixo VI - Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;
Eixo VII - Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

O evento contou com a presença de mais de 50 participantes, entre eles as vereadoras Agueda Foletto e Leonita Felice; secretário de Saúde, Matione Sônego; de Agricultura, Selvio João Dotto; professores da AMF,  do Polo da UAB, integrantes do PIM, gestores escolares, professores, alunos  e do Fórum Municipal de Educação, composto por representantes da câmara Municipal de Vereadores, conselho Municipal de Educação,  departamento Municipal de Cultura, Conselho Tutelar, Instituições de Educação Básica Estaduais e Municipais, Instituições de Ensino Superior, CRAS, PSE, trabalhadores em educação, pais e estudantes da Educação Básica.

A II Conferência Municipal de Educação é preparatória à Conferência Nacional de Educação (Conae), a ser realizada no mês de fevereiro de 2014, em Brasília.