Nesta terça-feira (4), o jornalista da RBS Tv e um dos idealizadores da campanha Crack, Nem Pensar!, que aborda o tema da prevenção ao uso da droga, Manoel Soares, esteve ministrando uma palestra, no salão paroquial, a todos os alunos do município, sobre prevenção ao uso do crack.
Na conversa, que durou cerca de uma hora e meia, o jornalista levou às crianças e aos adolescentes um tema tão delicado de maneira simples e de fácil entendimento, conseguindo fazer com que os jovens ficassem atentos ao que ele tinha a dizer, de vital importância à sociedade.
- A primeira coisa para todos entenderem, é que o problema das drogas é um problema de pessoas, de pai, de mãe, de educação. É o indivíduo que tem que assumir suas responsabilidades. Quando a gente falha como pai, como mãe ou como professor, nós deixamos as novas gerações vulneráveis a isso - explicou Manoel.
Outro problema abordado foi sobre a discriminação que um dependente químico e seus familiares sofrem.
- A partir do momento que nós, cidadãos, formos mais compreensíveis, mais receptíveis com esse problema, entendermos que é uma doença, a pessoa vai se sentir mais à vontade para colocar o problema para fora, e, aí, sim, buscar um tratamento adequado - finalizou.
Ao final da conversa, o repórter abriu para que os alunos e professores fizessem perguntas sobre o tema. Também foi chamado a falar o sargento Martinazzo, soldado da Brigada Militar de São João do Polêsine, que falou sobre o Pelotão Mirim, o qual, dentre ensinamentos de educação e cidadania, faz com que os jovens fiquem longe das drogas.
A palestra foi direcionada aos alunos da rede municipal e estadual de São João do Polêsine, e foi obtida através do Programa Saúde na Escola (PSE), do governo federal, em parceria entre a secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, e Escola Estadual de Educação Básica João XXIII.