O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (Condesus) da Quarta Colônia, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (MAPA) promoveu, na última quarta (22) e quinta-feira (23), no salão nobre da Sace polesinense, a 1ª Fase do projeto piloto de sensibilização para implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SISBI - SUASA/POA).
A primeira fase deste projeto iniciou em um seminário, na manhã de quarta-feira, com as falas da prefeita de São João do Polêsine, Valserina Gassen, e do presidente do Condesus, Saul Dal Forno Reck, prefeito de Dona Francisca.
Em seguida, as Fiscais Federais Agropecuárias do MAPA, Dra. Susane Bittencourt e Dra. Marília Biermann, deram explicações de como a fiscalização de produtos animais deve funcionar.
- O SUASA é um grande sistema que cuida de toda a sanidade dos produtos agrícolas e pecuários do país. E o SISBI é um subsistema do SUASA, que trata especificamente da inspeção de produtos de origem animal. Ou seja, todos os produtos de origem animal precisam ser inspecionados antes de irem para o mercado, isso independente de ser carne, leite, ovos, mel ou pescado - explicou a Dra. Susane.
Assim, com este projeto piloto, busca-se melhorar ainda mais as agroindústrias da região, levando ao produtor a qualificação adequada para que se tenha um produto da melhor qualidade.
Os responsáveis pela fiscalização dos estabelecimentos serão os técnicos veterinários dos municípios, que irão analisar se o estabelecimento está industrializando o produto de forma correta para ser consumida pela população.
- O que tem que haver na produção é um produto que não faça mal à população, que não coloque o consumidor em risco. Para que isso aconteça, tem-se que adotar alguns procedimentos, de práticas operacionais, higiene, etc - completou Susane.
Seguindo cronograma dessa primeira fase, as equipes do MAPA e dos municípios fizeram visitas técnicas a dois estabelecimentos industriais da região. Das agroindústrias visitadas, uma de São João do Polêsine e outra de Faxinal do Soturno, a princípio, ambas irão assinar o termo de Compromisso para adesão ao Sisbi/POA.
A primeira fase do projeto teve a presença de prefeitos, secretários de agricultura, técnicos agropecuários, donos de agroindúsitrias e veterinários dos 9 municípios da região que fazem parte do Condesus.