No útimo dia de festa, domingo (19), uma apresentação diferente aconteceu no Centro de Eventos, em meio à feira de Expositores. O grupo Cometa Mambembe, formado por 12 atores, entre os quais 2 professores, animou os visitantes com canções e bastante interação com o público.
Surgido de um projeto da UFSM, dos cursos de licenciatura em teatro e bacharelado em artes cênicas, as apresentações do grupo são essencialmente musicais, mas com uma mistura de artes cênicas.
Formado há pouco mais de um ano, trabalha sempre com a cultura do local, com o que ela tem a oferecer, e busca levar alegria e diversão para as pessoas.
Assim, na 58ª Festa Regional do Arroz, a trupe de atores buscou no alimento que dá nome à festa uma forma de homenagear os visitantes e moradores locais.
- É um evento musical, mas é cênico também. Por exemplo, para esta festa, a gente tinha que pegar um pouco de arroz para distribuir às pessoas. Fica simbólico, fica forte, é como uma homenagem ao que está acontecendo, e vira uma representação teatral, uma cena - explicou José Renato Noronha, diretor artístico do Grupo.
Os atores, durante o espetáculo, passeiam por todo local onde estão se apresentando, para, segundo Zé Renato, não deixar ninguém insatisfeito.
- As nossas apresentações são sempre na rua, em eventos, andando, circulando. A gente evita ficar parado num lugar só. Nós tentamos perceber como atender a todos no evento - complementou.
São apresentadas músicas do cotidiano das pessoas. Canções que as pessoas conhecem ou, ao menos, lembram o universo daquela música.
Foi a primeira vez que o Cometa Mambembe se apresentou na região da 4ª Colônia,e o público presente demonstrou grande satisfação e alegria em conhecer o trabalho dos atores.