O 3° e último dia de Festa do Arroz, no domingo (19), tinha tudo para ser perfeito, se não fosse o tempo feio e chuvoso estragar a programação: o desfile, marcado para as 15h, teve de ser cancelado.
A chuvarada começou antes do meio dia e permaneceu durante toda a tarde, o que inviabilizou completamente a realização da passagem dos carros.
Ficou a decepção, pois os carros estavam todos prontos, à espera de desfilar na avenida São João, como todos os anos. Mas, mesmo assim, não tirou o brilho e a essência da festa.
Missa festiva teve bom número de fiéis
Mesmo que o tempo tenha atrapalhado, a programação seguiu com o ritmo normal pela manhã, com a continuação da Exposição no Centro de Eventos e missa em agradecimento à colheita, que recebeu um grande número de pessoas, em uma bonita celebração.
Logo após, mais de mil almoços foram comercializados no salão paroquial, em duas mesadas. A expectativa do Conselho Paroquial era para 1400 almoços, não ficando muito abaixo deste número.
À tarde, Feira contou com grande número de visitantes; teatro também foi atração
Durante a tarde, com a chuva não dando trégua e com o cancelamento do desfile, o Centro de Eventos, que recebia a Exposição Feira, com mais de 50 expositores, teve excelente circulação de pessoas, além de ser apresentado uma novidade no município e região. O grupo teatral "cometa mambembe" fez apresentações cênicas que divertiram o público presente, com música e interação.
Ainda no Centro de Eventos, a prefeita Valserina e a equipe municipal da Emater fizeram a entrega do selo Sabor Gaúcho a um dos expositores da Feira. A Giacomini Alimentos, empresa de embutidos de São João do Polêsine, foi certificada com o Selo, do Programa Agroindústria Familiar, do governo Estadual, o qual traz benefícios e premia a agroindústria por tudo que fez para se qualificar.
Mesmo que a chuva tenha atrapalhado, fica a sensação de dever cumprido. Mesmo que o desfile, ponto alto da festa no domingo, não pôde ser realizado, a 58ª Festa Regional do Arroz foi um sucesso, com muita gastronomia típica, com o Centro de Eventos mostrando-se ser um grande acerto, com os expositores saindo satisfeitos, e, o principal, com o grande número de visitantes, totalizando, nos 3 dias, quase duas mil refeições, entre as jantas e o almoço no domingo, fora a grande circulação de pessoas pela cidade, visitando os estandes dos carros, motos e máquinas agrícolas.
A prefeitura Municipal agradece a todos os colaboradores, à comunidade e às pessoas que trabalharam incansavelmente para que a 58ª Festa Regional do Arroz pudesse acontecer e ser o sucesso que foi, mesmo com todos os contratempos devido ao mau tempo.
A 58ª Festa Regional do Arroz aconteceu de 17 a 19 de maio, e teve a realização da Paróquia São João Batista e Prefeitura Municipal, com apoio da Acisa e Emater, e patrocínio do Irga, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Unimed, Cammpal e Roggia Construções Ltda.