Dia do estudante em destaque: SMECDT desenvolve atividades com os alunos

• 21/08/2018

Durante a Semana do Estudante, para homenagear os alunos, a SMECDT de São João do Polêsine, através da Coordenadora Pedagógica, Flávia Regina Coradini e da Secretária de Educação, Ledi Maria Foletto Sartori, realizaram com os alunos das escolas municipais Beija- Flor, Recanto dos Sonhos, Pedro Paulo Pradella e La Salle, uma prática intitulada “Círculos em Movimento”, baseados na Cultura da Paz. Foram feitas três perguntas norteadoras, como: “Como é o seu nome?”, “O que você mais gosta na Escola?” e “O que é ser estudante?” Para isso, foi usada a metodologia das Práticas Restaurativas, que é uma maneira inovadora de mediar os conflitos escolares, utilizando a comunicação não- violenta(CNV), priorizando o diálogo entre os envolvidos, através do objeto da palavra e da escuta ativa.

Segundo a Secretária Ledi, “a Justiça Restaurativa não é colocar ‘panos quentes’ ou passar a mão por cima, quando acontece um conflito escolar. Não é nada disso. É responsabilizar aquele(s) sujeito(s) que cometeu/cometeram o dano. Não é um aconselhamento, nem lição de moral, isto é, não se aceita mais um modelo meramente punitivo e convencional.”

Com essa metodologia, espera-se que os conflitos, que porventura venham a ocorrer dentro das escolas, sejam resolvidos pelas próprias instituições de proteção à Criança e ao Adolescente, não sendo necessário encaminhar ao Ministério Público.

Na Rede de Apoio à Escola- RAE, composta por uma equipe de profissionais da Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social, foram capacitadas até agora doze pessoas pela Promotoria Regional de Educação de Santa Maria, para mediar e multiplicar essas práticas dentro do município.