Consulta Popular 2017 executivo organiza mobilização

• 31/07/2017

O Executivo Municipal esteve reunido buscando delinear maneiras para garantir a participação da comunidade na Consulta Popular 2017. A ideia do grupo é mobilizar os polesinenses para a votação, que acontece nos dias 1º, 2 e 3 de agosto, a fim de garantir investimentos para o município, através de um número mínimo de votos. Para garantir os investimentos são necessários  6% do número de votantes do município

Este ano, o Governo destinará recursos, que serão divididos entre os municípios da região.  O Prefeito Matione destacou que o valor destinado pelo Estado neste ano para cada região, está abaixo das necessidades atuais do município, mas considera que, mesmo assim, é necessário garantir o aporte e os investimentos. Contudo, para que São João do Polêsine figure entre as cidades beneficiadas são necessários cerca de 150 votos na Consulta, estimativa de acordo com o número de eleitores da cidade. Pensando nisso, serão disponibilizados espaços para votação online em diversos locais da cidade que são: Câmara Municipal de Vereadores, Telecentro Comunitário, Biblioteca Municipal, Posto de Saúde da Sede, Escolas Municipais, Escola Estadual João XXIII, Centro de Informações Turísticas de Vale Vêneto, Posto de Saúde de Vale Vêneto.

Cedula de Votação

As prioridades que constam na cédula da nossa região são as seguintes:
1 [    ] Segurança Pública  - reaparelhamento dos órgãos de segurança pública;
2 [    ] Saúde  - rede de atenção à saúde dos municípios;
3 [ X ] Agricultura  - recuperação e melhoria das estradas vicinais;
4 [    ] Cultura, Turismo e Esportes  - qualificar a infraestrutura e os profissionais para o desenvolvimento turístico regional;
5 [    ]  Desenvolvimento Rural - estimular a agro industrialização da produção regional;
6 [    ]  Desenvolvimento Rural - omento e organização das atividades de fruticultura e olericultura.

Consulta Popular
        Instituída em 1998, a Consulta Popular tem o objetivo de que a própria comunidade defina as prioridades do município que constarão no orçamento do Estado. Anualmente, o Governo fixa o valor destinado á população, dividido entre 28 regiões do Estado, de acordo com os índices de cada local. Em assembleias regionais, os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) elencam as prioridades da região, que serão submetidas aos eleitores durante a Consulta Popular.
          Cada eleitor poderá escolherá três projetos para a região, entre os seis que serão apresentados na cédula. A votação acontece de forma online (pelo site da Consulta: http://www.consultapopular.rs.gov.br/), presencialmente ou via SMS. Os projetos mais votados serão inseridos no Orçamento Estadual 2018. Este ano, foram escolhidos seis projetos para a região da Fronteira Oeste, sendo eles das áreas da saúde, turismo, cultura e agricultura.

Fone: 55 32691155

Agueda Foletto / [email protected]          Ramal: 203