HISTÓRICO DE SÃO JOÃO DO POLÊSINE



 São João do Polêsine situado na região central do Vale do Jacuí, na Depressão Central, está a 45km de Santa Maria e 280km de Porto Alegre, historicamente faz parte dos municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul.
 A população tem a economia alicerçada na agricultura, onde as plantações de arroz indicam ao visitante que a cidade está próxima,
 Emancipado em 1992, possui uma área territorial de 86km2  atualmente tem três distritos: sede, Vale Vêneto e o Recanto Maestro.

 Protegido por um belo vale na tranquilidade do interior gaúcho, o município de São João do Polêsine nasceu da união da religiosidade e da saudade da velha terra. Inicialmente, chamado de Terra de Manoel Py, com o passar dos anos foi chamado de São João do Polêsine, sendo  uma forma de agradecer ao Padroeiro São João Batista pela boa acolhida na terra nova e manter viva na lembrança a Polêsine das planícies do Rio Pó, no norte da Itália.
 É a cidade natal do Diácono João Luiz Pozzobon, que está com o processo de canonização em aberto.
 Como toda a cidade Italiana, ainda que de imigrantes, a religiosidade em São João do Polêsine é marcante. Capelas e capitéis se espalham pelas muitas localidades, com sua arquitetura muito peculiar.

 São João do Polêsine emancipou-se do Município-Mãe, Faxinal do Soturno em 20 de março de 1992, conforme a Lei nº 9601 de criação, e sua instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1993. Tem uma população de 2.635 pessoas predominando a origem italiana.
O Turismo Religioso é muito forte no município.

;