Encerrada as Formações do PNAIC 2017/2018

• 18/07/2018

São João do Polêsine aderiu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC, em outubro/2017, que teve como foco das ações os estudantes da Pré-Escola e do Ensino Fundamental (1º ao 3º ano), com a finalidade de atender à Meta 5 do Plano Municipal de Educação (PME), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”, meta também prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).

As formadores locais, Adriane Brondani (Pré -Escola) e Vera Maria Pauletto (Ensino Fundamental) realizaram as formações das coordenadoras pedagógicas e das professoras das escolas da Rede Municipal e Estadual do município. Os trabalhos foram coordenados pela coordenadora local Flávia Regina Coradini e Coordenadora Regional Karen Christine Vaz Corrêa.

As formações, tanto a distância quanto presencial, estavam sendo desenvolvidas em dois locais: Formação Pré-Escolar na EMEI Recanto dos Sonhos e a Formação do Ensino Fundamental-1º ao 3º ano, na Biblioteca Pública Municipal.

Adriane Brondani diz que as pessoas envolvidas com o PNAIC interagiram e socializaram experiencias, e este movimento reforçou o compromisso com a educação de qualidade. Os temas abordados proporcionaram aos envolvidos, além do aprendizado, oportunidade de reflexão e reconstrução da prática.

A Formadora Vera Pauletto ressalta que foi um programa que proporcionou e oportunizou momentos para repensar o fazer pedagógico perante aos alunos e a comunidade escolar, realizando formações e estudos sistemáticos nas mais diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de qualificar o trabalho de cada professor e da escola como um todo.

As formações encerraram em junho/2018 e estas, oportunizaram momentos enriquecedores de troca de experiências, novos desafios e novas possibilidades para o trabalho desenvolvido nas escolas, mais especificamente em sala de aula.