Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social investiga surto.

• 28/06/2017

Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social investiga surto.

Desde a noite do dia 25 de junho diversas pessoas procuraram atendimento médico nos hospitais dos municípios de São Joao do Polêsine e Faxinal do Soturno. Os principais sintomas referidos pelos pacientes foram náuseas, vômitos, diarreia, dores musculares e cefaleia. Até a última quarta-feira (28), aproximadamente 200 pessoas haviam procurado atendimento hospitalar em São João do Polêsine.

A secretaria municipal da saúde e assistência social trabalha com a hipótese de intoxicação alimentar que pode ter ocorrido na Festa Junina do município. Porém, ressalta-se que até o presente momento não se pode afirmar a real causa deste surto. A equipe da secretaria da saúde está tomando as devidas providências para apurar brevemente a causa desse episódio. Foram realizadas coletas de amostras de água no local de preparo dos alimentos. Também foram coletadas amostras de material biológico de alguns pacientes internados com os sintomas referidos anteriormente. Esse material foi enviado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN\RS) e o resultado deverá sair dentre o prazo de 21 dias.

Além disso, a Equipe de Saúde da Família e a Vigilância Sanitária do município, orientados pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, estão entrevistando pessoas doentes e pessoas não doentes que participaram da Festa Junina e a equipe que preparou os alimentos.

A Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social do município de São João do Polêsine lamenta o ocorrido e enfatiza que está trabalhando para amenizar os agravos causados à população. O importante neste momento é detectar a causa e tomar as providências necessárias para evitar maiores danos à saúde pública e evitar que novos episódios como esse ocorram.